EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Renata Tupinambá

Fundadora da Originárias Produções, sou jornalista, roteirista, consultora, curadora e poeta. Atuo desde 2005 na difusão das culturas indígenas por meio de projetos e etnocomunicação. Minha trajetória tem sido marcada por uma dedicação inspirada pela arte, cinema e comunicação indígena realizando trabalhos pioneiros e também pelo envolvimento em projetos transformadores nesse cenário. 

Fui curadora adjunta do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Fiz parte da Assessoria de Comunicação do Museu das Culturas Indígenas em 2022. Fui co-fundadora e coordenadora da Rádio Yandê, primeira web rádio indígena brasileira.  

Sou membro do Útero Amotara Zabelê, escola de valorização dos saberes ancestrais localizada em Una, no território Tupinambá na Bahia. Criadora do Podcast Originárias. 

Colaboradora do Acessibilindígena. 

Roteirista e assessora na série “Sou Moderno, Sou Índio”, de 13 episódios de 26 minutos, do Cine Brasil TV, produtora Lente Viva filmes, que provoca uma desconstrução dos estereótipos a respeito dos povos indígenas e diferentes realidades. A série recebeu Prêmio Especial do Júri da Categoria Jallalla no 16º Festival Arica Nativa, Chile, 2021. Prêmio de melhor série no 10º Latino and Native American Film Festival, Connecticut, USA, 2022. 

Roteirista e consultora em Histórias (Im)Possíveis, uma minissérie antológica brasileira produzida pela TV Globo e exibida desde 6 de março de 2023. Criada e escrita por Renata Martins, Jaqueline Souza e Grace Passô e sob a direção artística de Luísa Lima.  Os roteiros da série foram co-escritos com Hela Santana, Thaís Fujinaga, Renata Tupinambá e Graciela Guarani. 

Co-roteirista em TARÃ, série de produção nacional do Disney+ que vai ao ar 2024.  

Parecerista em Ricos de Amor 2, Globo Filmes, Netflix. 

No momento organizo a produção audiovisual de projetos inéditos de direção e roteiro em minha produtora.  

Algumas das minhas curadorias em destaque são: 

Curadora do Festival de Cinema e Cultura Indígena (FeCCI) 2022, Edital Natura Musical 2021, do Festival Corpos da Terra 2021- Imagem dos povos indígenas no cinema brasileiro, Festival de música indígena contemporânea em 2019. Festival de Música Indígena no Indígenas BR 2021 – 2022, Escuta Festival 2021 – 2022 no Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro, Mostra de Etnomídia Indígena II 2021. Slam coalkan em 2021, pela FLUP. 

Produções

Parceiros

Realização

Instagram
YouTube
Facebook